Seguro auto é sinônimo de segurança e tranquilidade, mas escolher o melhor seguro para o seu carro pode ser uma tarefa desafiadora, visto que existem algumas coisas que devem ser consideradas na hora de garantir a proteção financeira do seu veículo em caso de acidentes, roubo ou outros imprevistos.
Se você está em busca de um seguro auto e não sabe por onde começar, preparamos este artigo com algumas dicas e os principais aspectos que devem ser analisados na hora de decidir qual seguro atende melhor suas necessidades e as características do seu carro.
Confira.
12 dicas para escolher o seguro auto
Vamos analisar cuidadosamente suas necessidades, como o tipo de cobertura ideal para você e sua família, sua situação financeira e o que seu carro precisa para estar seguro.
Alguns aspectos importantes a serem avaliados são as opções de seguro, os diferentes tipos de planos, a reputação da seguradora, o valor da franquia e o custo mensal ou anual do seguro.
Listamos 12 dicas para você saber o que observar na hora de contratar o seu!
1 – Seguradoras;
Existem diversas opções de seguradoras e planos disponíveis no mercado para você escolher, por isso, faça uma pesquisa sobre cada uma e observe a reputação e o histórico de pagamento dos sinistros.
É muito importante escolher uma seguradora que tenha boa reputação e que seja confiável para garantir que todas as obrigações no caso de um incidente sejam cumpridas.
Não se esqueça de ver os comentários e as opiniões de clientes, e também de checar a disponibilidade dos canais de atendimento.
Na hora de pesquisar sobre as diferentes opções de planos, tenha em mente o que é necessário para você e compare os seguros.
Busque informações sobre as coberturas e os preços, leia as condições gerais e faça a comparação dos planos das seguradoras que você está considerando.
2 – Coberturas;
Assim como as várias opções de seguradoras e os diferentes planos, também existem tipos de coberturas, como colisão, roubo e furto, incêndio, alagamento de águas doces, quedas de árvores, chuva de granizo e responsabilidade civil, por isso, na hora de escolher, pense no que é ideal ter na sua apólice de seguro, considerando suas necessidades e do seu carro.
Por exemplo, você pode escolher fazer um seguro só de roubo e furto, ou incluir colisão, danos da natureza, danos a terceiros, responsabilidade civil, e ainda contar com uma variedade de coberturas adicionais: como vidro, lanternas, faróis e retrovisores.
Compare qual se encaixa melhor no seu caso, considerando sua vida e o tipo de uso do seu veículo, e esteja atento para entender e se certificar que as coberturas estão disponíveis antes de fazer sua escolha.
3 – Franquia;
A franquia do seguro auto é a quantia fixa pré-determinada em sua apólice de seguro e você é o responsável por pagar em caso de sinistros.
Sendo assim, você fica responsável em pagar a franquia, e o que for a mais é por conta da seguradora. Normalmente, a franquia só é cobrada em casos de perdas parciais ocorridas no veículo, e dispensada em casos de indenizações integrais (perda total) e também na cobertura de responsabilidade civil, que são os prejuízos causados por você a outra pessoa. Nesses casos, você não precisa pagar a franquia, porém isso não é uma regra, existem seguradoras que cobram franquias para todos os casos, por isso, se atente sempre nesses pontos.
Nesse caso, nossa dica é escolher a franquia reduzida. Essa opção pode subir um pouco o valor do seu seguro, mas pode ajudar a economizar caso você acione o veículo.
4 – Prêmios;
O prêmio é o valor pago para a contratação do seguro e que é efetivado quando a apólice é emitida pela seguradora.
É importante comparar as taxas de prêmios de diferentes seguradoras antes de escolher, pois embora uma taxa de prêmio seja baixa, ela pode não oferecer a cobertura que você e seu carro precisam.
Nossa dica é você escolher o prêmio de acordo com o que você consegue pagar, pois se for parcelado mensalmente, em caso de atraso você pode perder a cobertura.
5 – Situação financeira;
Pensando na perda da cobertura, um fator muito importante a ser considerado é a sua situação financeira.
Enquanto alguns seguros oferecem coberturas mais amplas, eles também costumam ser mais caros, por isso, é preciso avaliar o quanto você pode e está disposto a pagar por mês ou por ano pelo seguro auto.
6 – Descontos;
Na hora de contratar, verifique se há descontos disponíveis para você.
Alguns exemplos de descontos são aplicados para bons condutores, para veículos equipados com dispositivos de segurança, para uso limitado do veículo, para cadastros em aplicativos, entre outros.
Para economizar, você também pode aproveitar descontos e promoções oferecidos pelas seguradoras, pois eles ajudam a diminuir o valor do seguro sem comprometer a cobertura.
7 – Classe de bônus;
A classe de bônus é o seu histórico de condução. A cada ano que o seguro auto é renovado sem ser utilizado, você ganha uma classe de bônus, e vice-versa, se você utiliza, perde uma classe.
Por isso, é importante, além de escolher o melhor seguro para o seu carro, manter um bom histórico de condução, seguindo as recomendações de segurança no trânsito, evitando multas e acidentes, e adotando bons hábitos de direção. Assim você previne acidentes e diminui os riscos de sinistros.
8 – Coberturas adicionais;
Outra boa dica é escolher um seguro que ofereça a possibilidade de adicionar mais coberturas, como vidros, faróis, lanternas, retrovisores, para-choque, máquinas de vidros, rodas e suspensão, pequenos reparos de funilaria, martelinho de ouro, proteção para passageiros, assistência 24 horas e cobertura para danos morais e estéticos.
Essas opções podem até aumentar o valor do seguro, mas também garantem mais segurança e tranquilidade para você e sua família.
9 – Assistência 24 horas;
Verifique se a seguradora escolhida oferece assistência 24 horas, pois ela é importante em caso de sinistro ou perda da chave, necessidade de reboque ou mecânico, entre outras situações. Assim, você poderá contar com ajuda imediata.
É importante verificar também a quantidade de utilizações desse serviço por ano e a quilometragem de guincho disponibilizada.
10 – Extensão geográfica;
Se você precisa desse tipo de proteção, verifique se a cobertura do seu seguro auto se estende para fora do país.
11 – Revisão anual do seguro.
Nossa dica é que você faça uma revisão anual das suas necessidades e do seu seguro. Isso inclui verificar se os seus dados estão corretos, se os valores estão adequados, se a cobertura é a melhor para você e se a seguradora escolhida te dá suporte quando necessário.
Se preciso for, não hesite em mudar o seu seguro auto.
12 – Corretoras especializadas em seguro auto
Procure um corretor de confiança e uma corretora de seguros que entenda dos algoritmos dos sistemas das seguradoras, pois, dependendo da forma como é cotado o seu seguro auto, você consegue economizar uma quantia considerável.
Aqui na Mendicino Seguros já economizamos até 2 mil reais dos nossos clientes adotando procedimentos especializados em seguro auto.
Você pode, por exemplo, fazer a cobertura de roubo por uma seguradora e de colisão por outra, ou uma cobertura completa para o seu carro inteiro.
Além disso, temos mais de 15 seguradoras parceiras, como a Porto Seguros, Bradesco Seguros e Azul Seguros.
Finalmente, se você já tem um seguro para o seu veículo e quer trocar, ou se deseja contratar, entre em contato conosco!
Ter um seguro auto é muito importante para garantir a segurança e a tranquilidade para você e sua família, e na hora de escolher é ideal verificar todos os itens que citamos aqui.
Nós temos as melhores opções para você comparar e uma equipe especializada para te ajudar. Cote já o seu.